sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESTAÇÃO QUARESMAL: ALTAR E IMAGEM DO SENHOR DOS PASSOS, CAPELA DOURADA, RECIFE - PERNAMBUCO

Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos e altar em talha dourada, obra do marceneiro Antônio Santiago (Sec. XVIII). Escultura barroca de finais do Século XVII, existente na Capela Dourada, Convento de São Francisco das Chagas. Recife, Pernambuco, situada na Rua do Imperador Pedro II.
.
Essa antiga imagem, de roca, era até início do século XX utilizada em procissões de Via Sacra. Veste túnica em veludo carmim, com delhalhes em fios de ouro, usa peruca elaborada com cabelos humanos naturais, possivelmente doação de um devoto.
.
Todos os altares da Capela Dourada são de talha, em madeira, revestidos de ouro. Obra prima do barroco brasileiro, trabalho do ourives Manoel de Jesus Pinto e pinturas em gandes quadros de óleo sobre madeia de José Rebelo Vasconcelos e José Paulo Pinhão de Matos, artistas muito requisitados em seu tempo.
.
A devoção ao Senhor bom Jesus dos Passos era muito forte no período do Brasil Colônia, havendo diversas procissões do Encontro, às sextas-feitas da quaresma. Muitas dessas procissões, de responsabildiade e iniciativa de várias irmandades, foram abolidas, por prelados diocesanos, ao longo do século XX, particularmente após as inovaçõs e reformas do Concílio Vaticano II. Essas procissões refletiam rivalidiades entre as ditas irmandades, mais preocupadas em ostentar o luxo e a pompa de suas alfaias litúrgicas e imaginárias.


SEGUNDA ESTAÇÃO: Jesus é carregado com a Cruz
Então, os soldados do governador levaram Jesus consigo para o Pretório e reuniram junto d'Ele toda a companhia. Depois de O terem despido, envolveram-n'O em um manto encarnado. Teceram uma coroa de espinhos, que Lhe puseram na cabeça, e, na mão direita, colocaram-Lhe uma cana. Ajoelharam-se diante d'Ele e escarneceram-n'O dizendo:
.
- Salve, ó rei dos Judeus!.
.
Depois, cuspiram n'Ele e pegaram na cana e puseram-se a bater-Lhe com ela na cabeça. No fim de O terem escarnecido, despiram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-n'O para O crucificarem.
.
ORAÇÃO:
:
Senhor Jesus,Tu entraste na história humana tendo-a encontrado hostil a Ti, rebelde a Deus, louca por causa da soberba,que faz crer ao homemque tem uma estatura grande… como a sua sombra!
Senhor Jesus,Tu não nos agrediste mas deixaste-Te agredir por nós, por mim, por cada um!
Cura-me, Jesus, com a tua paciência, sara-me com a tua humildade, devolve-me a estatura de criatura: a minha estatura de pequenino… infinitamente amado por Ti!
.
Pater noster, qui es in cælis:sanctificetur nomen tuum; adveniat regnum tuum; fiat voluntas tua, sicut in cælo, et in terra.Panem nostrum cotidianum da nobis hodie;et dimitte nobis debita nostra,sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;et ne nos inducas in tentationem;sed libera nos a malo.
.
Stabat Mater dolorosaiuxta crucem lacrimosa,dum pendebat Filius.
Imagem 1- Washington Peixoto Vieira, em agosto de 2007, câmara Mirage.

Nenhum comentário: