quinta-feira, 10 de março de 2016

IGREJAS DE PERNAMBUCO: IGREJA DE SANTA TEREZA DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO DO RECIFE

Ao lado da Basílica no Carmo, encontramos uma bela igreja, cujo projeto arquitetônico do frontão lembra a mesma Basílica, é a Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceira do Carmo - Construída entre 1700 e 1837. Uma das mais belas igrejas barrocas pernambucanas.
.
I - NAVE CENTRAL COM ALTARES LATERAIS:



II- ALTAR-MOR E FORRO:.Nesta igreja, no forro da nave central, estão pintados o maior número de painéis sobre a vida de Santa Tereza D'Avila (Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus (Gotarrendura, 28 de março de 1515 — Alba de Tormes, 4 de outubro de 1582, Espanha) existentes no mundo, obras do pintor pernambucano João de Deus Sepúlveda (século XVIII). http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Ãvila .


.
Teto da Nave: A mais completa obra com painéis sobre a vida de Santa Tereza existentes no mundo.

.
Altar-Mór com as imagens do Cristo Crucificado, Nossa Senhora do Carmo, Santa Tereza D'Avila e São José. Em nichos ladeando ao altar estão as imagens dos profetas Elias e Eliseu, ambos ligados à tradição carmelitana

Interior da Igreja, com visão da nave. Repare do claro-escuro da iluminação, típica do barroco.
..
III - PASSOS DA PAIXÃO DE CRISTO (ALTARES LATERAIS - VER CONJUNTO ACIMA):

De um lado e de outro da nave encontram-se seis altares com cenas da Via Sacra. Essas imagens foram doação do Ex-Prior e Irmão Terceiro Bernardino de Oliveira Maia, segundo Fernando Pio (Histórico da Igreja de Santa Thereza, ou Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monto do Carmo da Cidade do Recife. Ed.  "Jornal do Commércio, 1937).


A) A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. Cenas narradas nos Evangelhos segundo Marcos e João: Foram em seguida para o lugar chamado Getsêmani (Mc 14, 32) e Depois dessas palavras, Jesus saiu com os seus discípulos para além da torrente de Cedron, onde havia um jardim, no qual entrou com os seus discípulos. (Jo 18, 1). Essa cena integra a primeira estação da Via Sacra.
.
.
B) Julgamento de Jesus. Essa imagem representa o momento que Jesus é apresentado a Pilatos para julgamento: Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: “Você é o rei dos judeus?”. Respondeu-lhe Jesus: “Tu o dizes”. Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu. 13 Então Pilatos lhe perguntou: “Você não ouve a acusação que eles estão fazendo contra você?” 14 Mas Jesus não lhe respondeu nenhuma palavra, de modo que o governador ficou muito impressionado. (Mateus 27:45-66).


C) Bom Jesus da Cana Verde. Rara imagem de Jesus, sentado com a cana nas mãos. Existe uma piedosa tradição portuguesa que narra que a cana-de-açúcar teria perdido os espinhos ao ser colocada, como cetro nas mãos de Jesus. Essa imagem está ligada aos mistérios dolorosos: A coroação de espinhos. Mc 15.16-20)." Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e a reuniram toda a tropa ao seu redor. Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus!” Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo". (Marcos 15.16-20).


D) A flagelação de Jesus atado à coluna. Representação escultórica do segundo mistério doloroso do terço.

E) Ecce Homo: Essa imagem representa o momento em que Jesus é apresentado aos judeus por Pôncio Pilatos, que teria dito, segundo os evangelhos, em latim. Em português a frase significa "Eis o homem.

F) Bom Jesus dos Passos: Uma das mais tradicionais imagens dos Passos da Paixão de Cristo, cuja devoção é muito significativa tanto em Portugal quando no Brasil.


IV - SACRISTIA:

Na sacristia existem belíssimos móveis e cômodas em jacarandá escuro, com talhas, que parecem, como dizia Gilberto Freyre, criar raízes no chão e são "considerados dos mais importantes de toda a América do século XVIII". No forro várias pinturas, óleo sob madeira, represetanto vários santos e prelados carmelitas, além de dois painéis representando Santa Tereza e São José, do mesmo autor dos painéis do teto.
.
Imagens fotos e edições : Washinton Luiz Peixoto Vieira, em 02 de março de 2010.

Um comentário:

Pandora disse...

Quando entro nessas igrejas sinto que entro em outro universo simbolico, é como entrar em outro tempo, outras subjetividades, outros simbolos e significados... Tenho vontade de me aprofundar mais na história desses espaços.