sábado, 13 de maio de 2017

COISAS DO ICÓ: A INAUGURAÇÃO QUE NÃO ACONTECEU

Conta-nos a tradição que o Teatro do Icó foi construído por volta de 1860 pela Companhia de Teatro do Monsieur Pierre Franklin Théberg (1811 - 1864), o Dr. Pedro F. Théberge, e sua esposa a pianista e professora de música Madame Marie-Elise Soulé Théberge, com projeto arquitetônico de seu filho Engenheiro Henrique (1938- 1905).

Icó à época do império era habitada de uma fidalguia pé-dura², ciosa de si, na verdade uma gadocracia¹. O dinheiro obtido com a exportação dos produtos bovinos e do algodão fizeram daquela elite rural e urbana pensar ser a própria corte imperial. Cada coronel com rei na barriga. Ninguém queria ser menor que ninguém, no máximo igual e olhe lá... Escravaria abundante e servil, móveis e alfaias domésticas trazidos em lombo de burro do porto do Aracati e poucos títulos de nobreza: Um barão e um Visconde. Nada mais.

Vida de aparência, ostentada nas fachadas dos casarios nobres e da austeridade na vida privada de dar pena, revelada nos hábitos alimentares, dos queijos secos nos sótãos, das tapiocas e beijus guardadas nos caixões de farinha, de algum cuscuz com leite, tomado com parco café adoçado por rapadura do Cariri, o rotineiro baião-dois e de resto, alguma carne seca, paçoca de pilão e buchada de bode nos dias festivos. De forma que havia até ditos conhecidos naqueles tempos: "Moça do Icó, por cima cambraia de linho, por baixo mulambo só".

O Theatro do Dr. Pedro foi uma ousadia. Essa construção é o marco concreto de sua presença no Icó, e algo inédito, quando um particular destina recursos próprios numa obra que de certa forma era pública, embora a princípio fosse uma casa de espetáculos particular. Demonstra o espírito erudito do Dr. Théberge, ao mesmo tempo que reflete o grau de evolução cultural daquela sociedade do século XIX, ou pelo menos o que ele desejaria que ela se tornasse, mesmo que pelas aparências externas em sê-lo. Possivelmente essa obra destinava-se a acolher espetáculos itinerantes como também propiciar à sua esposa apresentar seu virtuosismo.

Maria Elisa era professora de piano. O casal havia aberto uma instituição de ensino de piano em Recife, então chamado de pianoforte e que era o instrumento da moda da elite. Essa escola veio a falir, dado a quantidade de professores renomados na capital pernambuca, talvez uma das razões da migração da família para o Ceará.

Certamente o Icó já tinha um número razoável de pianos-fortes, tocados (ou talvez batucados) pelas sinhazinhas sem estudo aprimorado do instrumento e não passem de objeto de adorno e ostentação nas casas nobres.

Fato foi que conta-se, em lendária estória secular, que a casa de espetáculos nunca foi realmente inaugurada como deveria ser naquele século XIX. No século XX, pelo que sei, já foi reinaugurado por vários prefeitos que se sucedem. Um inaugura, o outro deixa cair e um novo prefeito inaugura novamente...

A história ou estória conta que a abertura oficial fora marcada para o início da noite de um verão de 1860, toda a elite convidada mandou confeccionar seus trajes no melhor que podia. Mas ninguém queria chegar primeiro. Conta-se que mandavam a escravaria doméstica espiar o movimento e assim como ninguém chegava, as horas foram passando até escurecer de vez: ³

- Rosaro, corre até a Rua Larga e vê se já chegou alguém de importância! 
- Nhá Cândida, chegô ninguém nam, por lá ta só o povim miúdo, espiando de longe.
- Daqui um pouco tu vais de novo pra ver....


E aí, bulhufas, nada aconteceu. O velho Dr. Pedro ficou na porta esperando quem não ficou de chegar, fechou as portas e foi dormir, enfurecido com a "granfinagem" icoense.

Imagem: Montagem feita por Washington Peixoto utilizando-se figuras da época, desenhos de Debret. Dr. Pedro aparece de fraque junto a duas damas.

1.
Gadocracia: Aristocracia rural e urbana, cujo fundamento era o gado bovino, fator de ciclo econômico nos sertões nordestinos do século XVII ao XIX. Neologismo criado pelo autor deste blog, inspirado na palavra açucarocracia criada por Evaldo Cabral de Mello (Recife, 1936);




2. Pé-duro: S.m brasileiro. Trabalhador rural, Caipira; Casca-grossa; Depreciativo: Pequeno fazendeiro analfabeto da zona cacaueira ou de qualquer outro lugar;




3. Essa lenda ou história é narrada por Gustavo Barroso, in À Margem da História do Ceará " lembra a rivalidade entre as cidades de Icó e Aracati e cita o anedotário, criado pelos aracatienses, segundo o qual a centenária casa de espetáculos de Icó não teria sido inaugurada solenemente por completa ausência de convidados. O historiador reproduz a versão de que a inauguração oficial não ocorreu porque nenhum representante da elite da cidade quis correr o risco de ser o primeiro a chegar, receoso de que essa pontualidade pudesse ser interpretada como típica de um exibicionismo provinciano. Conforme citação de Gustavo Barroso, as famílias icoenses vestiram suas melhores roupas e permaneceram em alerta em suas casas, mandando escravos espionar o teatro, com ordem de retornar informados sobre a aparição dos primeiros convidados. Nessa espera, a noite teria passado e a festa inaugural não teria acontecido. http://www.ocedom.com/cultura/orgulho-de-ico/



CURIOSIDADE: (AUTORIA DE WLPV)






Á luz da cronologia dos fatos, consideremos o avanço cultural que foi a edificação de um teatro em pleno sertão do Ceará, pois o teatro do Mousier Théberge foi o primeiro da então Província do Ceará (1860), rivalizando com Aracati e Quixeramobim. Foi construído 47 anos após a construção do Teatro São João no Rio de Janeiro (1813) e 21 anos após a construção do Teatro Apolo (1839) o mais antigo do Recife e apenas nove anos após a construção do Teatro Santa Isabel (Recife) em 1851,então uma das maiores e mais importantes cidades brasileiras. E 36 anos mais antigo que o José de Alencar (1904), o mais famoso de Fortaleza (e do Ceará). Embora desde 1770 já existisse a Casa da Ópera (inaugurada no dia 6 de junho de 1770), em Ouro Preto, considerado o mais antigo das Américas. Portanto, Icó estava na linha de frente do que havia de moderno no Brasil e nas Américas.


Tags: Teatro icó inauguiração, pedro theberge téberg icó ceará brasil patrimônio material histórico artístico lenda

Nenhum comentário: