segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CONTO DE NATAL: O NATAL DO PEQUENO ÓRFÃO

Era uma vez um menino órfão. Ele adorava o Natal. Era a época em que ele deixava que sua imaginação voasse para bem longe, para junto do Papai Noel e do Menino Jesus.


Esquecia toda a sua solidão imaginando que na noite de Natal o Papai Noel lhe traria lindos presentes!


Ficava pensando como foi bonito o nascimento de Jesus: Uma noite cheia de estrelas quando os pastores estavam nos distantes desertos e os anjos cantaram no céu. Ficava tão entretido que se esquecia das outras coisas que deveria fazer.


Irritada com o menino a sua madrasta lhe perguntou:


- O que estás pensando, menino?


- Estou sonhando com o Natal, madrinha. Estou imaginando como ficará bela a nossa lapinha!


- E por isso não fazes nada que te mandei fazer? Cuida em varrer o quintal e colher frutas do pomar e deixa essa estória de presépio de lado. Isso é coisa de gente desocupada. Depois trata de dar comida aos porcos, recolha as ovelhas, amarre os jumentos e dê banho no cavalo. Só depois de tudo feito poderás brincar. Estou sendo clara, menino?


Com raiva do pequeno enteado a madrasta foi até a caixa onde guardava o presépio e o jogou no lixo. Era uma forma de castigar o pobre órfão e deixá-lo triste.


Ele porém, na sua infelicidade, foi até o lixo e recolheu os pedaços dos santinhos que estavam quebrados os colou um a um e montou o presépio no fundo do quintal, no meio das plantas, para que sua madrasta não visse e não brigasse com ele.


E assim ele passava os dias que antecediam o natal brincando com a sua lapinha e podia sonhar sozinho sem que ninguém lhe perseguisse.


Porém a madrasta observava cada coisa que o menino fazia e percebeu que ele ficava muito tempo brincando no quintal, descobrindo o que ele fizera com o presépio jogado fora e ficou enfurecida.


- Vou dar um castigo neste moleque desobediente. Ele não perde por esperar, no lugar de trabalhar ele passa o tempo se entretendo com esse "bendito" presépio.


Na noite de Natal o menino esperava impaciente pelo presente que o Papai Noel lhe traria e pediu ao Menino Jesus para que ajudasse ao bom velhinho em sua longa viagem.


Quando acordou, logo cedinho no dia de Natal nada encontrou. Correu até a porta da rua para ver se o Papai Noel havia deixado alguma coisa e nada. Não tinha recebido nenhum presente.


Triste foi até o quintal, no seu cantinho de brinquedos, onde estava o seu presépio só achou cacos espalhados por todo o quintal... tentou juntá-los novamente mas não mais conseguiu.


Chorou, chorou e saiu de casa, caminhou por ruas cheias de malfeitores, por estradas perigosas , quando, de repente um grande caminhão desgovernou-se... e o menino viu uma grande luz e dormiu.


Quando o menino acordou e abriu os olhos estava sentado ao lado do Papai Noel que lhe disse:


- Vou lhe dar um grande presente de Natal, meu menino!


Então o Papai Noel o levou em seu trenó, puxados por muitas renas, percorreu todo o céu, cruzou os planetas, foi muito além e o levou para um lugar muito bonito, como ele nunca tinha visto, cheio de anjos que cantavam e tocavam harpas e ali ele encontrou, que surpresa, seu pai e sua mãe que o abraçaram ternamente e o levaram para onde havia um lindo presépio. Lá estavam São José, Nossa Senhora e o Menino Jesus, que lhe acenou sorridente.


Conto de Washington Luiz Peixoto Vieira




Nenhum comentário: