sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O MENINO, O MAGO E O TESOURO

E aí o menino andava vagando pelo mundo. Cidade em cidade. Vilas em vilas. Em alguns encontrou homens sábios, em outros perversos, em outros astutos. Alguns tinham o coração de anjo, outros de demônios. As velhas prostitutas eram mais bondosas, pareciam vindas do céu. Talvez as provas que passaram durante a vida as purificaram e as tornaram mais humanas que as outras pessoas e na casa delas o menino se alojara, num canto da cama, que já fora o canto dos amores efêmeros e vendidos...

Assim, de cidade em cidade o menino pensava em voltar para casa, mas disseram a ele que a sua lenda, o seu tesouro, estava onde estava o arco-íris.

E assim ele caminhou, caminhou tanto que os seus pés já não eram pés, eram carne viva, cheio de calos e dor e assim chegou a um grande vale, onde parecia que o arco-íris se abaixara, e ali nada viu...

Mas, quando desiludido do seu caminhar, estava prestes a perder a esperança, pensou que talvez aquela terra fosse suficiente boa para ficar. Será que ali não estaria realmente o seu tesouro?

Estava, assim, sentado numa grande rocha, do alto de um monte de onde vislumbrava todo o vale, quando viu um viajante. Lá estava ele, o viajante, andando, andando no caminho do arco íris.

Desceu e correu em busca do viajante. Ele viu que ele era um Sábio, quem sabe um Mago até!

Inesperadamente o Sábio, de costas mesmo lhe perguntou:

- O que buscas, Menino?
Ele respondeu:
.
- Procuro o meu tesouro, minha riqueza, milha felicidade!

- Onde pensas achá-lo? - retrucou-lhe o Mago.

- Oh, onde repousa o arco-íres, respondeu.

- Ah,- disse-lhe o Mago - eu também o procurei ali... E não o encontrei!
- E o senhor o achou em algum lugar.

- Sim, disse-lhe – “Onde está o teu coração, aí está o teu tesouro!”

O menino ficou, triste, cabisbaixo... não sabia mais onde estava o seu coração.

O Mago continuou.
.
- Não tenha pressa, pobre criança. Um dia o encontrarás, talvez nas terras do Egito, ou nas praias de Almofala.... Mas estará tão perto de ti, que o encontrarás e nem perceberás que já o encontraste!
E o Mago foi embora, levando o seu farnel, sua trouxa e seu cajado, no rumo do mar-sem-fim!
.
Texto de Washington Peixoto Vieira, às duas da manhã de 14 de junho de 2010

Nenhum comentário: