quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PARA PENSAR: O CARREIRISTA É SEMPRE UM BAJULADOR


Você conhece algum “carreirista”? Oh sim, claro que conhece! E como conhece... E em tempos de cata de votos muitos deles se revelam ao vivo em cores.

É uma figurinha fácil, está em toda parte. E não é um ser em extinção, muito ao contrário prolifera de forma vertiginosa, adubado pela ideologia do poder que permeia nossas culturas. 

Desde o jardim de infância ele estava presente. Era aquela menina ou menino que te dedurava para a professora – ou era você que fazia isso? Que puxava o saco da professora, que bajulava a diretora. Sempre o bonzinho/a obediente: Ou era o ‘sim’ ou era ‘o sim senhora’.  Pobre criança!

O carreirista não tem escrúpulos. Para ele a mentira, a dissimulação, a falcatrua são apenas ferramentas de ofício, e usa dessas ferramentas com uma simplicidade que parece estar colhendo flores num belo jardim. É o discurso político. Os olhos brilham quando conta uma estória mirando o seu objetivo de forma que o interlocutor fica convencido da verdade.

É incrível como o carreista mente. É o prostituto do sucesso. Anda antenado à cata dos talentos alheios para deles tirar proveito.

É um ser ‘sábio’. Tudo entende, tudo opina. É um gênio: Nasceu sabendo. É inteligente.

Todo o seu “vetor interno”, o seu motivo de vida, é a sua carreira. - E ele vai longe - Para ele sua carreira é o mais importante de tudo. O resto é detalhe, inclusive as pessoas que deveria amar que são apenas adorno  ou instrumentos a usar em seu redor.

Os grandes – e pequenos - tiranos do século XX poderiam estar perfeitamente visíveis nesta descrição.

Se tiver algum nas imediações, saia de perto, pode sobrar pra você. Ele/ela é perigoso/a. Corra, esconda-se, peça socorro, faça qualquer coisa. Mas saia de perto, insisto!

Ele é mais ou menos como um viciado em drogas, ou mais no crak – não pode viver sem ele - não adianta, está sempre ligado no seu vício que é subir na vida.

Nada mais lhe interessa, senão subir... Nem sabe exatamente para onde vai, nem no que vai dar, mas quer subir, assim como um balão que se infla e se autodestrói: Pobre carreirista!

Para o carreirista não tem ética nem estética: Tem carreira. Ele vai adequando-se a qualquer cenário, é uma espécie de camaleão corporativo. Muda de lado, de ideologia, de virtudes, de pensamento ao prazer de seus objetivos.

Você deve conhecer alguns, particularmente no mundo político, que mudaram de forma inimaginável sua forma de pensamento: Da esquerda para a direita, da direita para o centro... é um flutuante, ou seja uma “merda n’água”.

Suas opiniões possivelmente podem ser classificadas como kistch, feitas para agradar, não para questionar, por isso procura lições em literaturas de auto-ajuda ou livros de sucesso.

Portanto, amigo, leitor tome muito cuidado se você convive com essa qualidade de gente, você pode ser apenas um desses instrumentos a ser usado e descartado e aos possíveis leitores carreiristas:

Lembre-se que você, pensando ser o esperto ou a esperta pode ser apenas uma ferramenta na mão de outro carreirista mais esperto que você!


Nenhum comentário: